O objetivo desta atividade experimental é criar 4 ambientes (4 lotes) em que estudamos um desequilíbrio no ecossistema durante a germinação das ervihas. A variável/problema que o nosso grupo pretende verificar a ação das chuvas ácidas.
Material Utilizado:
O grupo Einstein escolheu a chuva ácida como problema, o algodão como sub-solo e caixas de ovos como dispositivo para colocar as sementes. A organização da nossa experiência é feita da seguinte forma: 4 lotes, cada lote com 6 buracos com 5 sementes cada um, ou seja um total de 30 sementes por cada lote.
Material Utilizado:
- Algodão (sub-solo)
- Caixas de ovos (dispositivo)
- Sementes de ervilha
- Etiquetas
- Água destilada
- Seringa
PARA AS SOLUÇÕES
- Ácido Sulfúrico
- Conta-Gotas
- Indicador de pH (em formato de papel)
- Medidor de pH
- Goblé
- Pipeta Graduada
- Garrafa de Esguicho
- Água Destilada
- Pompete
O grupo Einstein escolheu a chuva ácida como problema, o algodão como sub-solo e caixas de ovos como dispositivo para colocar as sementes. A organização da nossa experiência é feita da seguinte forma: 4 lotes, cada lote com 6 buracos com 5 sementes cada um, ou seja um total de 30 sementes por cada lote.
Para termos uma maior certeza do que estávamos a fazer, investigamos o pH máximo, mínimo e intermédio das chuvas ácidas e pedimos ao nosso Professor de Ciências Físico-Químicas que nos ajudasse a preparar 3 soluções de ácido sulfúrico com diferentes concentrações e diferente pH para simular uma chuva ácida. No dia 27/04/13 o grupo reuniu-se para distribuirmos tarefas e para preparar os dispositivos. No dia 30/04/13 estivemos com o professor, prontos para preparar as soluções.
medindo o pH de uma das soluções. |
Extraindo o Ácido Sulfúrico do recipiente. |
Colocando a medida correcta de acido para dentro de um recipiente onde o grupo preparou a solução. |
Rotulando a solução com a identificação do ácido e o valor de pH. |
Depois de termos todas as soluções preparadas e rotuladas o grupo teve um intervalo e 5 minutos mais tarde começou a preparar as sementes (que no dia anterior foram colocadas de molho para que a germinação ocorre-se mais rapidamente) nos dispositivos 4 dispositivos, também devidamente rotulados com o número do lote e o pH que lhe estava destinado, com ajuda da nossa Professora de Ciências Naturais. Estes lotes foram numerados, o primeiro tinha uma medida de pH=3, o segundo de pH=4, o terceiro de pH = 6, e o ultimo lote era regado com agua destilada, ou seja, pH=7.
Com a ajuda de vários conta-gotas colocamos a solução destinada
a cada um dos lotes.
|
DIÁRIO DE BORDO
No primeiro dia da observação da nossa atividade, começamos por colocar a mesma quantidade de cada solução no seu devido lote, e de seguida, observamos quantas sementes já estavam germinadas.
Decidimos fazer uma tabela para registar o número de sementes germinadas em cada lote.
Dia 03/05/13
Começa-se a observar que as soluções já estão a fazer efeito sobre a germinação da ervilha. Ainda não podemos tirar quaisquer conclusões a cerca do efeito das soluções mas o lote 1 (pH = 3) ainda não tem nenhuma semente germinada, ao contrário de todos os outros lotes.
Dia 06/05/13
Ouve uma grande evolução no lote 4 (pH = 7), que se destina ao lote da água destilada. Verifica-se que já 6 sementes já germinaram desde o inicio da atividade.
Dia 08/05/13
Após a apresentação do nosso trabalho no ticEDUCA júnior 2013, continuamos a verificar que o lote 4 (pH = 7) não sofreu quaisquer danos, e desenvolve-se a um ritmo bastante rápido.
Ao contrário do lote 4, no lote 1 (pH = 3), no lote 2 (pH = 4) e no lote 3 (pH = 4) já se conseguem observar bastantes danos, sendo que o lote 1 ainda não tem qualquer semente germinada e os lotes 2 e 3 ainda só têm 3 sementes germinadas.
Dia 09/05/13
Estamos quase no fim desta atividade experimental, a nossa professora já nos disse que deveríamos retirar os dispositivos com as sementes do local onde eles se encontram, devido ao cheiro de alguns dos dispositivos de outros grupos apresentam. O lote 4 (pH = 7) continua com 8 sementes já germinadas, o lote 2 (pH = 6) e o lote 3 (pH = 4) apresentam poucas sementes germinadas e o lote 1 (pH = 3) continua com 0 sementes germinadas.
Dia 10/05/13
Já estamos na reta final da atividade, e só se verificou alterações no lote 3 (pH = 4). Não regamos as sementes a partir de hoje pois na próxima segunda dia 13/05/13 vamos recolher os dispositivos.
Dia 13/05/13
Hoje é o dia em que recolhemos os dispositivos. Todas as sementes do lote 1 estão estão com mau aspecto e nem 1 se conseguiu desenvolver. Observamos também que no mesmo lote o dispositivo estava corroído pela ação da solução de ácido sulfúrico mais concentrada (pH = 3). O resto dos lotes não apresentam qualquer alteração desde o dia 10/05/13.
Lote 1 - pH = 3 Lote 2 - pH = 6 Lote 3 - pH = 4 Lote 4 - pH = 7
Sem comentários:
Enviar um comentário